Comunidade São José Operário
SÃO JOSÉ OPERÁRIO
O Bairro Passo dos Fortes, originou este nome por causa de um rio que liga o centro ao bairro de urna região de famílias com sobrenome "Fortes".
Os primeiros moradores aqui existentes, eram de origem cabocla, em torno de 360 familias, que vieram fugidos da Revolução Farroupilha do Rio Grande do Sul .Traziam consigo urna religião baseada em crenças populares como benzimentos, havia muitas benzedeiras que orientavam as famílias e cultuavarn Santos Populares, sendo que a devoção maior era a de São João Batista.
Com inicio da colonização, a Empresa Bertaso, antes de dar inicio a venda das áreas, ela retirou todos os posseiros de origem cabocla que habitavam o grande Passo dos Fortes através de pessoas chamadas de "Limpa Área", e os mesmo se refugiaram a beira do Rio Chapecó, e as terras foram vendidas, sendo que os maiores proprietários eram as famílias Fortes, Butui, Pante e Lós.
No ano de 1965 a Urbanizadora Guairacá, doou a Mitra Diocesana de Chapecó, vários lotes, em tomo de 8.000 m 2. hoje (comunidade Santa Bárbara), para a construção urna igreja católica. Objetivo: para melhor valorização e venda dos terrenos.
As obras de construção da pequena igreja foram orientadas pelo Padre Antonio Maçolin, e surgiu a primeira diretoria formada pelo Sr. Sérgio Mombeli e em seguida pelo Sr. Guerino Maragno, que por muitos anos sempre se fez presente na comunidade com seu trabalho voluntário, e respeitado por todos.
Como não havia urna imagem de Santo e a comunidade não podia comprar. O Sr. Poloni doou a imagem de São José Operário, existente até hoje, por devoção própria. Mas as condições precárias do loteamento, sem luz e sem água e nem estradas o povo não tinha carro, e tinham que puxar água com os animais para as festas comunitárias. O povo estava descontente, pois residiam todos no local hoje (Comunidade São José Operário) , pois era a principal saída da cidade de Chapecó para outras cidades.
O Sr. Ernesto Bertaso fez a doação do terreno da escola "Coronel Lara Ribas" e deu início a primeira escola no ano de 1958 e mais tarde doou parte do terreno à comunidade, e depois foi conseguido o restante do terreno.
Nesta ocasião orientada pelo Padre Darci Pasqualotto, houve a transferência da pequena imeia para cá. Foi ampliada com um porão aonde servia para a catequese e festas comunitárias. No ano de 1977 quem atendia aqui era o Padre Ivo Oro.
Com o Concilio Vaticano II, houve um repensar o papel da Igreja frente à evolução do mundo contemporâneo, passou-se a abordar novos problemas, no âmbito social que ampliou a consciência de justiça social.
A comunidade teve muito a ganhar neste período de transfonnação, pois quem estava conosco era o Padre Odair Tedesco, no ano de 1979, abrindo os olhos do povo que fé sem obras é morta. Um verdadeiro evangelizador, dava cursos bíblicos e o povo ia conhecendo cada vez mais o projeto de Jesus.
O novo papel da igreja é estar ao lado dos necessitados e oprimidos. Esta mudança teve reflexo na organização de movimentos sociais e políticos.
Com o surgimento das CEBs., Comunidades Eclesiais de Base, ouve um novo repensar na comunidade, isto no ano 1980 e o povo começa a ao mesmo tempo se dava inicio de urna caminhada para urna tornada de consciência cristã.
Com a Igreja Povo de Deus , a comunidade sentiu-se parte ativa na construção do Reino de Deus e na sua evangelização e se tomou aos poucos uma comunidade comprometida.
Surgem várias catequistas, e a catequese era dada nas casas como nos primeiros cristãs.
Esta mudança, sempre à Luz do Evangelho, acompanhadas pelo Padre Tedesco, era estudado o modo diferente de ser igreja. Foi urna luta incansável a favor dos menos favorecidos. Muitas lutas e conquistas, que hoje recordamos com orgulho.
Havia na comunidade duas linhas de pensamento bem destintas: Os que mandavam na comunidade e os que queriam buscar o seu espaço através da mudança para urna espiritualidade mais fortalecida na fé e em obras.
A primeira grande luta foi com a melhoria do bairro. Surgiu o Projeto Cura, asfalto e calçamento nas ruas. o preço imposto pela Prefeitura era muito alto, e os pequenos moradores não conseguiam pagar e as prestações eram com juros elevados. Este movimento durou seis meses, entre povo e políticos. Mas o resultado foi surpreendente, conseguíramos parcelar por 24 meses sem juros. Muitas pessoas perderam suas casas por não poder quitar a divida com a prefeitura, pois foram iludidos a não participar da luta da comunidade.
A segunda grande integração de luta do povo foi no ano de 1980 em que a escola era dominada por algumas famílias que beneficiavam os próprios interesses, partidários. A comunidade se levantou e foi a luta por eleições de diretoria da APP - Associação de Pais e Professores e não mais por indicação. Conseguiram eleger pessoas comprometidas como povo na comunidade e na educação.
A luta não parou e a comunidade mais mudanças, surgiu o movimento por
Eleição de Diretores da escola, O povo não aceitava a indicação política, pois eram sempre quem estava do lado do governo. Houve até greve de fome por parte do Leigo Edilio Dailemoile, uma luta de muita garra e desprendimento de todos. Alcançado o objetivo ., culminaram esta grande luta com missa, quem presidiu foi o Bispo D. José Gomes.
A política na época era decisão de poucos, manipulavam e decidiam em quem votar. Nos anos 80 houve um grande engajamento nos movimentos populares e a política se fortaleceu dando liberdade de expressão.
No ano de 1979, teve inicio as obras da construção do pavilhão da igreja, e dentro se construiu uma pequena igrejinha para guardar o Santíssimo, que veio para a comunidade em 13 de agosto de 1977 por permissão do Padre Tedesco.
Tudo o que estava acontecendo, as lutas, o crescimento de lideranças, novos Padres corno o Padre Cilto, parecia que estava tudo bem. Mas foi deixado de lado o Central o principal: O Mistério Pascal . A Liturgia, deixava a desejar, poucos ministros comprometidos e outros enviados com pouco formação e as celebrações dominicais estavam morrendo. O povo não estava participando e não entendia o que estava acontecendo. Precisou-se repensar o jeito de ser igreja. Que igreja queremos?
O sonho da comunidade era ver a construção da Igreja, e no ano de 1989 este sonho se tornou realidade.
No ano de 1989, por vontade das lideranças, surge a Associação de Moradores, com suas lutas, fez crescer muitas lideranças.
No ano de 1989, foi rezada a primeira missa após a ordenação do Padre José Belardin da Silva, filho da ministra D. Angelina Beraldin da Silva.
Os primeiros ministro foram Idílio Daliemolie e Angelina Belardim da Silva, pessoas comprometidas e verdadeiros evangelizadores da palavra de Deus. Todos tinham o maior respeito da comunidade. Deram inicio a catequese e a preparação para o batismo. Todos os domingos às 9 hs. Tínhamos culto com distribuição da Eucaristia.
Vieram também as irmãzinhas da Imaculada Conceição, da congregação da Santa Paulina, muitas delas nos deixa com saudades até hoje, pelo seu brilhante trabalho e sempre apostando na capacidade do leigo, dizendo: você pode, você é capaz, vá tente fazer.
Vários Padres passaram pela comunidade, lembramos com saudades também do P. Egidio Balbinot, P. Darci, P. Cilto, P. Vanderlei, P. Marlon, P. Rudinei e hoje P. Dominguinhos e P. Amélio.
A diretoria da igreja perde este nome e ganha o nome de Conselho de Pastoral, dando inícios às várias pastorais como Grupo de reflexão, catequese. Pastoral da Saúde, Pastoral do Idoso, Pastoral do canto, Pastoral Litúrgica, Pastoral Operária. Pastoral Carcerária, Pastoral Familiar. Pastoral do Dizimo. Pastoral do Batismo, Capelinhas, Visitação, Escola Bíblica Pastoral da Juventude, Pastoral da Criança e Pastoral Vocacional.
Algumas corno: Pastoral Familiar, Carcerária, operária, foram ficando no caminho, talvez por falta de lideranças que se dedicassem a estas pastorais.
Hoje a comunidade é formada por 750 32 catequistas e 06 ministros. Os ministros atuais são: Matrimônio - Jacinta e Antonio, Batismo - Pedro, Eséquias e catequese - Lorena e Bernardino.dizimistas, 140 lideranças,
Temos várias denominações religiosas que integram o bairro corno a Assembléia de Deus, Testemunhas de Giová, Só o Senhor é Deus, e Igreja Quadrangular, que tiveram inicio no ano de 1983. Não ternos relação entre as mesmas mas existe o respeito por cada uma delas.
Temos uma área de 3.000m2 sendo que 2.000m2 construída.
Houve um fato pitoresco que cada vez que olhamos para o Santo lembramos do ocorrido. Numa grande luta entre as duas linhas de pensamento estávamos 50 pessoas de um lado e 50 pessoas do outro lado, e nos disseram que caso eles fossem, derrotados levariam embora a imagem, e a cada discusão que havia entre as partes, a Imagem estava sempre em jogo, sempre sendo ameaçada de ser levada embora. Quem sabe é por isso que as festas do padroeiro não prosperam.
A Comunidade São José Operário do Bairro Passo dos Fortes, abriu caminhos, caminhou e continua caminhando, fazendo a sua história. História baseada em lutas e conquistas, resistência, conflitos e vitória. Por isso nos sentimos protagonistas e parte integrante na celebração do Jubileu da Diocese Mãe.
Este trabalho só foi possível pela colaboração de antigos moradores do bairro.