Comunidade São Pedro
INTRODUÇÃO
Iremos abordar o tema da colonização do município e sobre o bairro São Pedro. De onde vieram e como era suas vidas, seu bairro ,sua religião;etc. Para isso falaremos sobre dois documentários que foram feitos pelos alunos do curso de jornalismo da Uno Chapecó "O Badalo','São Pedro Diário", que fala sobre o bairro e o município, inclusive o documentário "São Pedro Diário" foi feito por moradores do bairro. Também foram entrevistadas pessoas que deram o seu depoimento para a elaboração desse trabalho.
O bairro São Pedro surgiu após um despejo da fazenda Bertaso, onde os colonos foram excluídos da cidade co centro de Chapecó, eles foram despejados longe "EXCLUÍDOS".
Foram entrevistados os primeiros moradores-.Luiz Carraro, Luiz Faustino Alves, Elcinda dos Santos Andrade.
Assim eles. falaram:
-Lu Carraro:veio morar no bairro por vota de 1975.Onde as ruas eram careiros, as casas feitas de latas, seus vizinhos eram poucos, além de índios e caboclos. Moravam aqui mais ou menos 15 a 20 famílias. Luiz tinha o primeiro comércio onde todas as famílias compravam. Eles iam às missas que eram celebradas pelo padre Romoaldo, frei João e as irmãs.
O jeito que eles se divertiam eram em bailes na Linha São Roque, Cachoeirinha, Baronesa da Limeira.
Uma história que marcou foi quando estavam construindo o salão que caiu um barrote na cabeça de um trabalhador Chico Corea, que morreu ajudando a comunidade.
-Luiz Faustino Alves:o Luiz foi um dos trabalhadores que ajudou a construir a igreja. Antes o culto era celebrado em um ameia água(celebrada pelo padre lvo)(os cultos eram nos domingos rezada pelas irmãs Ana, Edite, Areni, Pirângela e Elizabete)a primeira festa teve meia dúzia de sócios que contribuíam com a comunidade.
O nome do bairro surgiu após uma promessa feita por um dos moradores, que pediu para o para o Santo São Pedro um emprego e quando consegui ele deu um santinho para a comunidade daí o nome São Pedro-
-Clara Bernard:foi iniciada a construção do salão por medos de 1980 para 1981.Para construir o salão foi feito um arrecadação e o resto foi comprado. Na opinião dela a igreja foi construída por volta de 1987-1988. Onde sua filha fez a primeira comunhão. As catequistas eram as irmãs e o primeiro ministro foi Éiio Luiz Bernard
O bairro São Pedro, vivia muitas famílias de baixa renda (em torno de 15 a 20 famílias) que viviam em casas feitas de latas. Tinha uma rua famosa à rua dos tanques onde as mulheres lavavam suas roupas. As crianças iam a uma escola feita de madeira, seus pais eram caboclos e índios.
O povo era muito religioso iam à igreja. Os cultos eram feitos pelas irmãs, e a missa rezada pelo Padre Ivo. Os cultos eram feitos em uma meia água de madeira, e as festas da comunidade era feita no salão que já existia. Os sócios se reuniram e fizeram um mutirão para a construção da igreja, a metade foi arrecadada.
Havia poucos comércios, um deles era dos Luiz Cararo que tinha seu mercadinho no pavilhão da comunidade.
A maneira que eles se divertiam eram em bailes na linha São Roque, Cachoeirinhas, Baronesa da Limeira, etc.
Depois das entrevistas feitas descobrimos o nome da comunidade surgiu após uma promessa feita por um morador da comunidade que pediu um emprego e quando conseguiu deu um santo para a igreja São Pedro.
O município de Chapecó,em 1950era calmo, com ruas calçadas sendo a avenida Getúlio Vargas sua artéria principal. Um dos primeiros colonizadores foi o coronel Enerto Bertaso. Em Chapecó era morada de índios e caboclos, que deram o nome do município de Chapecó".
Um documentário feito pelos moradores do bairro relata seu realidade de hoje, o preconceito em relação aos moradores do bairro.